terça-feira, 25 de outubro de 2011

Riopan Plus Gel 240 Ml - Riopan Plus

Use os links abaixo para mais informações do medicamento

Riopan Plus Gel 240 Ml
Ofertas do produto: www.maispreco.com/riopan-plus-gel-240-ml/496/remedios.do
Outras apresentações: www.maispreco.com/remedios/riopan-plus.do
Laboratório: www.maispreco.com/nycomed/41/laboratorio.do

Riopan Plus 20 Cprs
Ofertas do produto: www.maispreco.com/riopan-plus-20-cprs/495/remedios.do
Outras apresentações: www.maispreco.com/remedios/riopan-plus.do
Laboratório: www.maispreco.com/nycomed/41/laboratorio.do



Informações
O magaldrato (aluminato de magnésio hidratado), princípio ativo do Riopan Plus, não é uma simples mistura física dos dois componentes, magnésio e alumínio, mas sim uma monosubstância em que estes elementos são ligados de maneira a formar uma entidade química. Conforme comprovado experimentalmente, a atividade adsorvente e neutralizante deste composto é bastante elevada, superando consideravelmente a proporcionada por uma simples mistura. Uma vez que a ativação intragástrica do Riopan Plus (liberação dos hidróxidos de alumínio e magnésio) é proporcional ao grau de acidez gástrica, o seu efeito neutralizante se adapta automaticamente às necessidades momentâneas de cada caso, evitando-se a neutralização total ou até a formação de um meio gástrico alcalino, indesejável por várias razões. Por esta auto-regulação, o pH obtido pelo Riopan Plus oscila dentro da faixa ideal de pH, de 3,5 a 5,0, não ultrapassando este último valor, mesmo com administrações repetidas e prolongadas. Ao mesmo tempo, o Riopan Plus adsorve e inativa a lisolecitina e os ácidos biliares que, através do refluxo duodeno-gástrico, desempenham papel importante como fatores etiopatogênicos da úlcera péptica e da esofagite. A dimeticona, por sua vez, age fisicamente reduzindo a tensão superficial das bolhas de gás ou espuma, formadas por razões diversas no tubo digestivo, eliminando-as. Não sendo absorvida, a tolerância da dimeticona é excelente, não tendo sido relatados quaisquer efeitos colaterais com o seu uso, mesmo por tempo prolongado.

Indicações
Na hiperacidez gástrica e na flatulência decorrentes de qualquer etiologia. Azia, esofagite de refluxo, gastrite aguda e crônica, úlcera gástrica e duodenal. Distúrbios funcionais do estômago (intolerância a certos alimentos ou medicamentos), irritação gástrica devido ao consumo de álcool, fumo ou café. Riopan Plus está especialmente indicado quando estes distúrbios acima se acompanham de retenção de gases, eructações freqüentes, meteorismo, aerofagia ou distensão abdominal.

Contra Indicações
Insuficiência renal. Hipersensibilidade conhecida aos componentes da fórmula.

Uso Na Gravidez
tratamento ou após o seu término. Informe ao seu médico se estiver amamentando. Durante a gravidez, Riopan Plus deve ser usado apenas por curto período de tempo, a fim de evitar sobrecarga de alumínio para o feto. Estudos em animais demonstraram que sais de alumínio têm efeitos prejudiciais na descendência. Os compostos de alumínio passam para o leite. Devido à baixa absorção, acredita-se não haver risco para o recém-nascido.

Interações Medicamentosas
Da mesma forma que outras preparações antiácidas, o Riopan Plus pode reduzir a absorção de medicamentos, como as tetraciclinas, derivados de quinolonas (ciprofloxacino, ofloxacino e norfloxacino), digoxina, benzodiazepínicos, cimetidina, compostos de ferro, indometacina, isoniazida, e clorpromazina. Portanto, a administração de outros medicamentos deve ser feita com um intervalo de 1 a 2 horas após a administração de Riopan Plus. A absorção de levodopa aumenta quando usada simultaneamente com Riopan Plus. Uma possível potencialização dos efeitos anticoagulantes dos derivados da cumarina podem ser observados. A administração concomitante de antiácidos contendo alumínio e bebidas ácidas (sucos de fruta, vinho, etc.) aumentam a absorção intestinal do alumínio. O mesmo se aplica para comprimidos efervescentes contendo ácidos cítrico ou tartárico.

Reações Adversas
Raramente, podem ocorrer casos leves e transitórios de diarréia ou constipação, e de litíase renal. Com o uso prolongado ou altas doses, podem ocorrer anorexia, perda de peso ou fraqueza muscular. O sorbitol, constituinte de Riopan Plus comprimidos mastigáveis, pode causar desconforto estomacal (indigestão). Com o uso prolongado de altas doses em pacientes com insuficiência renal, o alumínio pode ser depositado no tecido nervoso e ósseo, e pode ocorrer depleção de fosfato.

Posologia
Em casos de distúrbios gástricos leves, como distúrbios funcionais do estômago (intolerância a certos alimentos ou medicamentos), irritação gástrica devido ao consumo de álcool, fumo ou café, especialmente quando associados à quadros de flatulência e distensão abdominal por excesso de gases, recomenda-se tomar 1 comprimido ou 2 colheres das de chá (10 ml) da suspensão quando da ocorrência de sintomas, quatro vezes ao dia, de preferência 1 hora após as refeições e ao deitar, ou a critério médico. Não ultrapassar a dose máxima de 10 comprimidos ou 100 ml da suspensão por dia. Esta dose máxima não deve ser administrada por período superior a duas semanas. Em casos de gastrite ou úlcera gástrica, 1 comprimido, ou 2 colheres das de chá (10 ml), 4 vezes ao dia (sempre 1 hora após as principais refeições e antes de deitar). Esta medicação deve ser mantida durante no mínimo, 4 semanas. Quando necessário, esta dose pode ser aumentada a até 10 comprimidos ou 20 colheres das de chá (100 ml) da suspensão ao dia. Conforme indica a experiência, a úlcera duodenal requer doses maiores e medicação regular. Nestes casos recomenda-se, salvo prescrição médica diferente, 1 a 2 comprimidos ou 2 a 4 colheres das de chá (10 a 20 ml) da suspensão, 7 vezes ao dia (1 e 3 horas após as principais refeições e antes de deitar). Estudos recentes mostram que doses muito menores de magaldrato (3,2 g/dia, divididos em 2 a 3 tomadas), são tão eficazes no tratamento da úlcera duodenal quanto as altas doses tradicionalmente usadas. Este tratamento deve ser continuado até no mínimo, 4 semanas após o desaparecimento dos sintomas subjetivos.

Superdosagem
Na eventualidade da ingestão acidental de doses muito acima das preconizadas, recomenda-se adotar as medidas habituais de controle das funções vitais. Pacientes idosos Não há restrições ou recomendações especiais com relação ao uso do produto por pacientes idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário