segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Vikatron 10 Mg Solução Injetável 100 Amp X 1 Ml - Vikatron

Use os links abaixo para mais informações do medicamento

Vikatron 10 Mg Solução Injetável 100 Amp X 1 Ml
Ofertas do produto: www.maispreco.com/vikatron-10-mg-solucao-injetavel-100-amp-x-1-ml/10667/remedios.do
Outras apresentações: www.maispreco.com/remedios/vikatron.do
Laboratório: www.maispreco.com/ariston/13/laboratorio.do



Informações
A vitamina K1 ou fitomenadiona, ingrediente ativo de Vikatron, é uma forma lipossolúvel sintética da vitamina K. Como a vitamina K natural, a fitomenadiona atua na produção intra-hepática dos fatores de coagulação protrombina ativa (fator II), proconvertina (fator VII), tromboplastina plasmática ou fator Christmas (fator IX) e o fator Stuart (fator X), além de duas outras proteínas anticoagulantes naturais (proteínas C e S). O teste de Tempo de Protrombina é sensível para três destas seis proteínas vitamina K-dependentes ? II, VII e X. A vitamina K é um cofator essencial para a enzima microssomal que cataliza a carboxilação póstranslacional dos resíduos de ácido glutâmico ligados a múltiplos peptídeos específicos, tornando estes os precursores hepáticos inativos dos fatores II, VII, IX e X. Os resíduos do ácido gama-carboxiglutâmico resultantes convertem os precursores em fatores de coagulação ativos que são subseqüentemente secretados pelas células hepáticas para o sangue.

Indicações
- Hemorragia ou perigo de hemorragia por hipoprotrombinemia grave (insuficiência dos fatores de coagulação II, VII, IX, X). - Profilaxia e tratamento de doença hemorrágica no neonato. - Hemorragia devido à superdosagem de anticoagulantes cumarínicos ou a efeitos de sua administração simultânea com a fenilbutazona, salicilatos, etc. - Hipoprotrombinemia secundária resultante de deficiência na absorção ou na síntese de vitamina K como na icterícia obstrutiva, fístula biliar, estomatite herpética, colite ulcerativa, doença celíaca, resecção intestinal, fibrose cística do pâncreas, enterite regional ou administração prolongada de antibióticos, sulfonamidas e preparados salicílicos.

Contra Indicações
- Não utilizar nos casos de reconhecida hipersensibilidade à vitamina K. - A fitomenadiona está contra-indicada nos três primeiros meses de gravidez e, após este período, só deve ser usada sob orientação médica.

Advertências
Não usar por via intravenosa devido à possibilidade de ocorrência de choque anafilático. Exames laboratoriais O tempo de protrombina deve ser regularmente verificado quando a condição clínica indicar.

Uso Na Gravidez
Gravidez Categoria de risco na gravidez: C. Estudos de reprodução em animais não foram realizados com a fitomenadiona. Não se sabe se a fitomenadiona pode causar dano ao feto quando administrada a uma mulher grávida ou se pode afetar a capacidade reprodutiva. A fitomenadiona somente deve ser administrada em mulheres grávidas se estritamente necessário. Lactação Não se sabe se esta droga é excretada no leite humano. Como muitas drogas são excretadas no leite humano, deve-se ter precaução quando a fitomenadiona for administrada a uma mulher lactante.

Interações Medicamentosas
As necessidades de vitamina K podem estar aumentadas em pacientes que fazem uso de antibióticos de amplo espectro, quinina, quinidina, salicilatos ou sulfonamidas. Certas substâncias, como o óleo mineral e a colestiramina, podem diminuir a absorção da vitamina K. O dicumarol e seus derivados têm seus efeitos anticoagulantes antagonizados pela vitamina K. O risco de doença hemorrágica do neonato é maior naqueles cujas mães se submetem a tratamento com anticonvulsivantes. Pode ocorrer resistência temporária aos anticoagulantes depressores da protrombina, especialmente, quando grandes doses de fitomenadiona são utilizadas. Neste caso, quando a terapia anticoagulante for restituída, podem ser necessárias doses maiores de anticoagulante depressor da protrombina ou de um agente com modo de ação sobre um diferente princípio, como a heparina sódica.

Reações Adversas
Reações de hipersensibilidade severas, incluindo reações anafiláticas e mortes, foram relatadas após a administração parenteral. A maioria destes eventos relatados ocorreu após a administração intravenosa (ver Advertências). A possibilidade de uma reação alérgica, incluindo uma reação anafilactóide, deve ser sempre considerada após a administração parenteral. Sensação de rubor e ?sensações peculiares? no paladar foram observadas, assim como raros instantes de tontura, pulso rápido e fraco, sudorese profusa, breve hipotensão, dispnéia e cianose. Dor, inchaço e tumefação no local da injeção podem ocorrer. Hiperbilirrubinemia foi observada em recém-nascido após a administração da fitomenadiona. Isto ocorre raramente e, principalmente, com doses acima daquelas recomendadas. (Ver Advertências, Uso Pediátrico.).

Posologia
Usar exclusivamente por via intramuscular. Os cuidados usuais para a administração intramuscular devem ser observados. Se ocorrer perda excessiva de sangue ou choque, recomenda-se, como primeira medida, a terapia com sangue total ou seus componentes. Adultos: - Hipoprotrombinemia induzida por anticoagulantes: inicialmente 2 a 10 mg, podendo chegar a 20 mg. As doses subseqüentes devem ser determinadas pelo tempo de protrombina ou pelas condições clínicas do paciente. Se após 6 ou 8 horas o tempo de protrombina não tiver diminuído satisfatoriamente, repetir a dose. - Hipoprotrombinemia devida a outras causas: 2 a 20 mg. A posologia depende das condições do paciente e da resposta obtida. Crianças: - Doença hemorrágica no neonato: Profilaxia: dose única de 0,5 a 1,0 mg dentro de 1 hora após o nascimento; podese administrar à mãe 1 a 5 mg, 12 a 24 horas antes do parto. Tratamento: administrar 1 mg/kg, durante 1 a 3 dias. Doses maiores ou repetidas podem ser necessárias, se a mãe estiver em terapia com anticoagulantes. Paralelamente, deve-se proceder a análises laboratoriais para descartar outros diagnósticos possíveis. A posologia em recém-nascidos não deve exceder a 5 mg, devido à imaturidade de seu sistema enzimático hepático.

Superdosagem
Desconhece-se síndrome clínica atribuível à hipervitaminose causada pela vitamina K1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário